Exposição Internacional

A Exposição Internacional (Competitiva) contará com 58 obras de 50 artistas oriundos de 29 países selecionados pelo júri internacional composto por:Lala de Dios (Prof.ª História de Arte e do Têxtil, curadora); Janis Jefferies (Prof.ª emérita de artes visuais, curadora); Rosa Godinho (Artista plástica e têxtil); Jorge Costa (Curador e diretor artístico); Cláudia Melo, Direção artística da Contextile 2020.

CCVF – Palácio Vila Flor

Av. Dom Afonso Henriques, 701

5 setembro - 25 outubro

Terça-feira a sábado 10:00-13:00 | 15:00-18:00

Artistas Convidados

A bienal convidou os artistas Magda Soboń (Polónia) e Stephen Schofield (Quebec, Canadá), com expressão artística relevante na área do têxtil, a exporem em diferentes locais da cidade, tendo a temática “Lugares de Memória” como referência.

Magda Soboń

Polónia

CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitetura

Rua Padre Augusto Borges de Sá

5 setembro – 25 outubro

Segunda a sexta 14h30-18h00
Sábado — 15h00-18h00

Stephen Schofield

CANADÁ

Convento de Santo António dos Capuchos

Rua Dr. Joaquim de Meira

5 setembro – 25 outubro

Terça-feira a sábado
10:00-13:00 | 14:00-18:00

Residências Artísticas

Dando continuidade à estratégia de cooperação e aproximação entre artistas nacionais e internacionais, a Indústria Têxtil e a arte têxtil contemporânea, a Contextile convocou 8 artistas para a realização de residências artísticas, desafiando para a concepção de projectos e produção de obras artísticas em site specific.
Angelina Nogueira, Paulina Almeida, Patrícia Geraldes, (Portugal); Magdalena Kleszyńska (Polónia); Mylene Boisvert e Michèle Lorrain (Quebec, em parceria com a BILP); Julia Gryboś e Barbora Zentková (República Checa, em parceria com a plataforma Magic Carpets).

Convento de Santo António dos Capuchos

Rua Dr. Joaquim de Meira​

5 setembro – 25 outubro

Terça-feira a sábado 10:00-13:00 | 14:00-18:00​

Projetos Satélite

REWIND & PLAY
MOSTRA DE CINEMA AR LIVRE

4 Sessões em 4 Lugares | Esta mostra de cinema ao ar livre com curadoria de Luísa Alvão, guionista e cinéfila, apresenta um conjunto de filmes que estimulam uma reflexão a partir de um diálogo entre o território têxtil do Vale do Ave, com universos industriais têxteis de outras partes do mundo.

Jardim da Fraterna

6 setembro – 21h30

IDEGUI

11 setembro – 21h30

PAC

18 setembro – 21h30

Jardim do Museu Alberto Sampaio

25 setembro – 21h30

Fábrica: Amor e Perda – Despertar os Lugares

Performance colaborativa criada pelos lituanos Psilicone Theater (Aukse Petruliene e Darius Petrulius), resultante de um trabalho de recolha de testemunhos da comunidade do têxtil no território de Guimarães, e de partilha de informação e conteúdos sobre a indústria têxtil pela investigadora Paula R. Nogueira. Quatro músicos vimaranenses participam neste projecto e performance, que conta ainda com a colaboração da Capivara Azul.

PAC — PLATAFORMA DAS ARTES E CRIATIVIDADE

5 setembro – 22h

Encontro Expansão
INSTALAÇÃO MULTIMÉDIA

Encontro Expansão é um projeto de intervenção multimédia proposto para os Tanques de Couros, na Fraterna, com a direção artística de Joana Fins Faria e Romas Stukenberg, para integrar a temática Lugares de Memória propondo a criação de uma escultura colaborativa resultante da soma de pequenas esculturas em cocriação com a comunidade e instituições locais.

Tanques de Couros

5 setembro – 25 outubro

"Emergências": Educação e Criação Têxtil

A Contextile, na continuidade das edições anteriores, convidou escolas artísticas com disciplinas de técnicas têxteis, desafiando os alunos (e as escolas) para a criação e produção de trabalhos de arte têxtil, que serão apresentados em forma de exposição e instalação. Escola Artística Soares dos Reis, Escola Artística António Arroio, FBAUP, FBAUL, EAUM-LAV.

IDEGUI – Instituto de Design de Guimarães

Rua da Ramada 52

5 setembro – 25 outubro

Terça-feira a sábado 10:00-13:00 | 14:00-18:00​

Parte fundamental da ação da Bienal, para o enquadramento do têxtil no contexto da arte contemporânea, centra-se na conversa formal e informal, reflexão e debate de projetos e ideias partilhadas. De forma livre, projectos e obras artísticas, apresentam-se e discutem-se, nestas Textile Talks. Será combinado a conversa presencial, e virtual, com os artistas impedidos de estarem.

CCVF – Pequeno Auditório

Av. Dom Afonso Henriques 701

6 — 7 setembro

SERVIÇO EDUCATIVO

WORKSHOP “Memory of Paper”

Pela artista polaca Magda Soboń
Com base num programa autoral, o workshop fornecerá aos participantes o conhecimento básico sobre fabricação manual de papel. Os participantes terão a oportunidade de conhecer e experimentar os processos de fabricação de celulose a partir de papel reciclado, tecidos de algodão e fibras vegetais.

Casa da Memória – PÁTIO

Av. Conde Margaride 536

8 setembro

Visitas Orientadas

Estão previstos um conjunto de visitas orientadas e guiadas físicas e virtuais (de acordo com as normas da DGS), com artistas e curadores, em torno das exposições, destinadas a artistas, escolas e ao público em geral.